Caminho Sustentável A Opção Consciente
 
IGREJINHA
Sobre a cidade



Caminho Sustentável: Sobre a cidade

 
 
Igrejinha é um município brasileiro do Estado do Rio Grande do Sul, localizado na mesorregião Metropolitana de Porto Alegre e na microrregião de Gramado-Canela, precisamente no Vale do Paranhana, estando a uma altitude média de 38 metros em relação ao nível do mar. O município é banhado pelo Rio Paranhana, cercado de muito verde, com ambientes propícios ao lazer e ao turismo.
Sua população estimada pelo censo em 2010 era de 31.660 habitantes para sua área de 135.861Km2.  É um município que conta com as águas do rio Paranhana. Seu principal acesso é pela estrada RS-115, embora seja atendido pela RS-020. A cidade é uma das maiores produtoras de calçados femininos do Brasil.

             Colonizada por imigrantes alemães de Hunsrück, que vieram da Europa durante o século XIX, ainda hoje possui população predominante de origem alemã. O nome do município se deve a uma pequena igreja construída pelos imigrantes em 1863. A herança se manifesta na música, na arte, nas danças folclóricas e na arquitetura típica dos prédios da cidade. Para celebrar, reviver os valores culturais e as tradições de seus antepassados a cidade criou no ano de 1988 Oktoberfest.  

 

Principais pontos turísticos da cidade:

- Morro Alto da Pedra - à 700 metros acima do nível do mar, é utilizado para decolagens de Asa-delta e de Parapente(voo livre). Localiza-se a 10km do centro.
 
- Monte da Fé - mais conhecido como Morro da Cruz - um morro com cerca de 630 metros de altitude onde foi construída uma cruz com 35 metros de altura. Localiza-se a 9km do centro.
 
- Cascata dos Italianos/Linha Caloni - queda d´água com 50m, localiza-se a aproximadamente 12km do centro. 
 
- Vila Germânica - logo na entrada do Parque da Oktoberfest Igrejinha um conjunto de casas em estilo enxaimel que retratam o estilo de vida dos primeiros moradores da nossa região. As casas abrigam museus, exposições e espaços de comercialização de produtos coloniais, além de proporcionar uma viagem no tempo. 
 
- Casa de Pedra - a primeira casa construída em alvenaria serviu como moradia da família de Tristão Monteiro e armazém de abastecimento para os primeiros imigrantes que chegaram à região. A Casa de Pedra é declarada como Patrimônio Cultural do Estado do Rio Grande do Sul.

 

           






Siga Caminho Sustentável:
 
 

Fone: (51) 3545.1274
Rua: Travessa Germano Neubarth, 140 - Centro - Igrejinha/RS - 95650-000
Desenvolvimento de Sites - Agencia Conectiva